terça-feira, 30 de março de 2010

Parceria A.T.D.A. e A.F.C.R.C.





























Em parceria com a Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Catanduva, Palestra Plantio Mecanizado de Cana, com o Gerente Regional de Produtos Mercado & Oportunidades do Centro de Tecnologia Canavieira Engenheiro Agrônomo Mestre Armene José Conde.

terça-feira, 9 de março de 2010

Preocupação na citricultura ainda é o greening





Preocupação na citricultura ainda é o greening

Agrônomo falou a respeito do assunto.


Alberto Aragão

A preocupação na citricultura brasileira ainda é o avanço do greening nos pomares brasileiros. Para a coluna Agro o engenheiro agrônomo Marcelo Carminati de Almeida foi claro em abordar o assunto citando que o município já tem em algumas propriedades o aparecimento da doença, fato que começa a preocupar.
A Comarca – Como você vê o avanço do greening em nossa região?
Marcelo Carminati de Almeida – “ Muito preocupante pois temos encontrado muitos focos da doença em propriedades locais, fato que deixa todos preocupados. Quando for detectada a doença no pomar este tem que ser imediatamente erradicado pois só assim poderemos eliminar a doença. Muitas vezes o citricultor acaba não querendo tomar esta medida, mas é a única solução.”
A Comarca – Além da erradicação qual a outra saída?
Marcelo Carminati de Almeida – “ O produtor tem que fazer a inspeção de seu pomar periodicamente e isso tem algum custo. Além da erradicação e inspeção o produtor pode também fazer a pulverização para o controle do vetor, mas quando o problema agrava somente a erradicação é a medida correta a seguir. O produtor fica comprometido muitas vezes com esta situação tendo que fazer a inspeção e não ter tanto dinheiro para isto.”
A Comarca – O Fundecitrus apontou o município como contaminado pela questão do greening, como você vê esta situação?
Marcelo Carminati de Almeida – “ Eles fazem este tipo de relatório e estão atentos a tudo. Foi o que eu disse, não tem como você ter outra saída se não erradicar, caso o pomar esteja contaminado. Recentemente não houve acordo entre o governo e o Fundecitrus onde eles auxiliavam os produtores na fiscalização e agora com este serviço não sendo mais feito pelo Fundo de Defesa da Citricultura fica difícil o produtor trabalhar. Foi um aliado muito importante que o citricultor perdeu” falou Almeida. Marcelo Carminati de Almeida é engenheiro agrônomo e membro da A.T.D.A e frequentemente tem participado de eventos e palestras discutindo a atual situação da citricultura brasileira.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Grupo ATDA Buscando novas tecnologias para a citricultura.















































































Grupo ATDA
Buscando novas tecnologias para a citricultura.

O Grupo ATDA, promoveu nos dias 22 e 23 de fevereiro um evento sobre pulverização utilizando baixo volume na cultura dos citros. No primeiro dia foram realizadas palestras e no segundo dia foi realizado um dia de campo e contou com a presença de produtores e técnicos da área.
Este evento foi uma parceria entre o Grupo ATDA, a Empresa de Defensivos Agrícolas, ROTAN e o Dr. Alan McCraken, que é Irlandês e especialista em Pulverização Ultra Baixo Volume.
O Dr. Alan apresentou trabalhos fantásticos em pulverização aérea, em que está utilizando de 10 a 15 litros de Calda por ha na cultura da soja para controle da Ferrugem Asiática.
Esta é uma técnica que irá mudar muito o conceito da pulverização em citros, buscando melhorar a eficiência dos produtos, diminuição de custos e menor transito nos carreadores.
O grupo ATDA já está desenvolvendo trabalhos a mais de 10 meses, que foi quando ocorreu o primeiro contato com o Dr. Alan, e os resultados são muito promissores, pois esta técnica esta apresentando uma boa eficiência dos produtos com bastante economia. O importante para a técnica é um acompanhamento muito rigoroso e bastante critério.
O Grupo ATDA gostaria de agradecer a Rotan por ter viabilizado o evento, ao Dr. Alan por compartilhar os seus conceitos, ao Sr. José de Alencar Matta por ter disponibilizado a sua fazenda para a realização do dia de Campo e a todos os convidados que compareceram ao evento.
O grupo ATDA esta sempre buscando novas tecnologias e inovações para melhorar a Agricultura Brasileira.